inédito

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por coronavírus no país

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

ATUALIZADA às 2h05min do dia 10 de dezembro de 2020 

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil. Segundo a pasta, o diagnóstico ocorreu em uma profissional da área de saúde, de 37 anos, residente em Natal, no Rio Grande do Norte. Ela teve a doença em junho, se curou e teve o resultado positivo novamente diagnosticado em outubro, 116 dias após o primeiro diagnóstico.

Em nota, o Ministério disse que recebeu, na quarta-feira, um relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz/RJ, referência nacional para a Covid-19 no Brasil, com os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas de, até então, um caso suspeito de reinfecção da doença pelo coronavírus.

Santa Maria registra 115º óbito e casos de coronavírus ultrapassam 9 mil

Após análise das duas amostras enviadas ao laboratório houve a confirmação dos resultados via metodologia de RT-PCR em tempo real. "As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas", disse o MS por meio de nota.

O ministério disse ainda que o resultado reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel.

CASOS LOCAIS 
Santa Maria chegou a ter pelo menos duas pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus em datas diferentes. Um homem, de 40 anos, teve diagnostico positivo em abril e depois em setembro. Ele é profissional da área de saúde. Uma mulher de 35 anos também teve resultado positivo duas vezes para a Covid-19, em um intervalo de dois meses. A primeira testagem positiva foi em 16 de abril, e a segunda, em 19 de junho. 

A reportagem questionou a prefeitura, por meio de assessoria de imprensa, sobre a possibilidade desses dois casos serem confirmados como reinfecção. A resposta do Executivo é que os casos não cumpriam critérios para tal investigação e que os laboratórios externos não tinham mais material coletado de amostrar para prosseguir com as análises. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Anvisa aprova resolução que prevê uso emergencial de vacina contra a Covid-19

Próximo

Ocupação de leitos de UTI está em 88,1% em Santa Maria

Saúde